domingo, 30 de janeiro de 2011

Onde estão as flores da sua cabeça?

Pare e pense na frase do título... Conseguiu entendê-la? Se sim, parabéns!! Você é uma das poucas pessoas que ainda não perderam a capacidade de pensar. Se não, não se preocupe, nunca é tarde para começar.
A frase não é minha, mas é o título de uma música da banda Daniel Belleza e os Corações em Fúria, e que ilustra muito bem a situação atual das artes, não só no Brasil, mas no mundo todo. Afinal, pensem comigo: quantos dos famosos de hoje serão lembrados daqui a 2 anos? E 5? e 10? Difícil imaginar, não é?
Pensem em vocês mesmos agora:
Quantas músicas, livros, filmes ou qualquer outra forma de arte atual lhes fazem refletir? “O artista desafia e provoca o público”. Essa frase também não é minha, e do Lobão, e na entrevista que ele deu pra Transa Louca (ouça no final dessa postagem, vale a pena) ele deixa clara a situação atual da música e das rádios brasileiras.
Temos muita coisa boa, mas o próprio público prefere coisas fáceis, aqueles artistas que não acrescentam nada de novo, seja nas artes ou na vida das pessoas. A imensa maioria não quer pensar, quer seguir sua vidinha medíocre de casa, trabalho, bebida e sexo. Não quer desafios, não quer dificuldade, quer apenas ser levado pela vida. E se conseguir pegar mulher no processo, ainda melhor.
As flores a que se refere o título são as boas ideias, aquelas que inspiram não só o artista, mas também aqueles que observam o artista. E onde elas estão? Com certeza não no horário nobre da TV e do Rádio, nem nos “best-sellers” atuais (pois como dizia Raul Seixas: “o best-seller do momento, é um livro agourento, que ninguém entende, mas todo mundo quer ler”). Mas elas ainda estão aí, seja no Youtube, no Facebook ou mesmo no Orkut, mas para encontrá-las, é preciso chafurdar em muito muco. É preciso ter vontade de encontrar. É preciso cerebelo. Vamos pegar alguns exemplos de boas bandas: Cachorro Grande, Faichecleres, Daniel Belleza, Galépticos, Matanza e tantos outros, apenas esperando para serem descobertos pelo público em geral, mas que acabam sendo ofuscados pelo brilho falso dos vampiros coloridos que a mídia joga junto com o lixo cultural sobre nossas cabeças.
Para entenderem o que digo, ouçam esses caras, e lembrem-se do que é o Rock de Verdade Made in Brazil.

Veja no meu canal uma seleção feita especialmente para esse post. E se acharem que devo colocar mais alguma banda nessa seleção, comentem!!!

Vejam abaixo a entrevista do Lobão pra Transa Louca






Update: Olhem esse vídeo com o Lobão e o Dinho Ouro Preto


Nenhum comentário:

Postar um comentário